Perguntas e Respostas

Tire suas dúvidas :  

Este espaço é destinado para perguntas através dos comentários que estão ativados. Respondo assim que possível

Abs

Anúncios

284 Respostas para “Perguntas e Respostas

  1. Pode deixar….mas se quiser diminuir só sifonando a noite mesmo quando vc vê eles passeando…mas nunca tive problemas com eles. Eu tenho bastante tb no meu nano de 35L

    abs

  2. iel

    Olá,

    Tenho um aquário e está sem usar mais de 8 anos. Gostaria de saber sobre o uso dele.
    *Será que eu posso colocar água e colocar pra funcionar?
    É que vir em alguns sites que depois de 5 anos sem uso é perigoso , por conta da cola.

  3. Eu montaria um aquário novo, afinal o vidro é a parte mais barata do hobby. abs

  4. Edson cosme marinho da cunha

    Boa tarde, Denadai. Estou querendo modificar o layout do meu reef e gostaria de saber quais corais podem ficar juntos. Tenho kenya tree, frogs, duncan, xenia, tronpet, clovis, leather, mushirrom, ricordeas, vários tipos de zoanthus e palitoanthus e 3 bbts. Gostaria de remontar com rocha sintética mas como ta difícil encontrar vou dar um jeito de reorganizar as rocha p que fique mais clean. Pode me ajudar? Se precisar de fotos, vdo, é so pedir e me informar como postar.

  5. Edson praticamente qualquer coral pode ficar junto, desde que tenham espaço para crescer, assim vc evita guerra química entre eles. abraços

  6. Olá, Roberto. No post sobre substrato, você sita areia do Guarujá. Teria uma praia específica para coleta? Obrigado pela atenção.

  7. Sérgio Lima

    Boa tarde Roberto,
    Solicito-lhe informar-me sobre a causa do aparecimento de “manchas pretas” nas rochas de meu aquário, que, embora não causem nenhum dano quanto à qualidade da água ou ao desenvolvimento de corais e algas rosadas, causam um aspecto ruim, desfavorável. Montei esse aquário há 10 meses e já tenho muitos corais e diversos peixes: um Yellow Tang, dois palhaços e uma donzelaa azul.
    Grato!

  8. Márcio,

    Cara esqueci o nome da praia…eu fui buscar a areia com o Basso, pergunta pra ele que certamente ele sabe..você acha ele nos fóruns de aquarismo.

    Oi Sérgio…manchas pretas….não faço idéia do que seja

    Abraços

  9. Jackson Farias

    Ola! Quero que vc tire uma duvida se possivel
    Eu quero montar um aquario marinho de 50 litros e gostaria de saber se eu posso usar areia de filtro de piscina ou tem algum problema? Obrigado!

  10. Rodrigo

    Boa noite . To montando um reef só q não tenho filtro de osmose. Será q eu colocar primmer em vez de filtrar vai dar no mesmo ? Ou vou me dar mal usando usando o primmer ?

  11. Gustavo Morábito

    Boa tarde Denadai,
    Em jul/2011 vc postou sobre os móveis montados pelo Marcelo, vc tem os contatos atualizados dele? Imagino que seu atual reef esteja sob um móvel dele. Obrigado!

  12. Mariana freitas

    Boa noite. Oque esta acontecendo e que os peixes começaram a ficar na superficie só. E as nanadeiras estao com roidos. O meu aquario tem 100 litros. Tinha 20 peixes pequenos. Alguns morreram do nada. Tem 3 acara bandeira vel. E a nanadeira deles estao com roidos.. O qie pode estar causando isso?

    • Mariana,

      Peixes na superficie é falta de oxigenio. Seu aquário tem filtro externo, filtro canister ? Nadadeiras corroídas é sindrome de aquário ruim, pH baixo demais e sem condições de manter peixes saudáveis. Reveja toda a montagem do seu aquário e se ele tem as condições para manter os animais saudáveis. COmpre um teste de amônia e veja se está ezero…amônia tem que ser zero caso contrário todos os peixes morrerão. Quanto mais peixes, maior é o cuidado necessário para manter a água em boas condições. Procure uma loja especializada para te ajudar. Abs

  13. Leonardo Hirota

    Comprei uma muda de Pólipo, no primeiro dia ela estava quase que totalmente aberta, depois de dois dias ela se fechou e começou a se envergar. Alguém saberia dizer se é normal?

  14. Denadai
    Sou aquarista e youtuber, quero fazer um vídeo em homenagem a voce e seus aquarios e expor no Youtube sem fins lucrativos e sem monetizações.
    Quero tua autorização para isto pois teria de mostrar seu blog e tambem te fazer algumas perguntas.
    Favor enviar email para marinhosemciclo@gmail.com para que possamos trocar alguma ideia.
    Obrigado

  15. Boa tarde tenho um aquario a um ano com filtro externo e agora estou querendo colocar as coisas pra um aquario de 200 litros minha dúvida é como proceder. Estou querendo tirar toda a água com os peixes só tenho planta artificial. Minha dúvida são com as pedrinhas do fundo como proceder, aguardo ajuda.

  16. jorge carrico

    Denadai!

    Primeiramente, gostaria de agradecer por representar o nosso aquarismo a nível mundial. Acompanhei todas as postagens e não imagina a satisfação que sinto em saber que exitem aquaristas como você no Brasil, pessoas que se interessam, estudam e mostram na pratica como manter um reef com qualidade e beleza.
    Sou aquarista a 20 anos e agora estou montando um reef pra ser full SPS… Gostaria muito te pode contar com seus comentários e ajuda, se possível e claro.

    Desde já agradeço e posso te dizer que aprendi muito com voce!

    Abraco!

    Meu email para contato, se puder e: carrico@unifesp.br

  17. Leonardo,

    Procure ajuda para quem entenda de aquarismo doce…aqui o foco é salgado.

    Jorge,

    Obrigado pelas palavras…no que eu puder te ajudar no seu marinho de SPS estou a disposição

    Abraços

  18. Luiz Augusto Mendes Lacerda

    Olá Roberto, não sei se você está mais no hobby, mas vi que tem muita experiência com SPS, gostaria de uma dica sua! Hoje tenho um aqua misto de 200L que estou insatisfeito pela quantidade de rochas que adicionei (muitas), elas ficaram apoiadas no vidro de trás e eu não consigo limpar devidamente, alguns SPS que tenho cresceram muito e não tenho mais espaço, uso iluminação diy que fiz com leds de 10W. Agora resolvi fazer um projeto novo, 100x70x60 + um sump 90x55x45, esse aquário será divisor de ambiente e poderá ser visto pelos 3 lados com as rochas centrais, por isso fiz com 70 cm de largura. Nesse momento eu decidi que quero ter mais SPS e menos corais moles, comprei duas hydras 26 HD (90w x 2), skimmer NY 1200L e um substrato de 8 cm, sei que talvez a iluminação esteja pouca para SPS e imagino que futuramente eu tenha que comprar mais uma hydra 26 HD totalizando aproximadamente (270w) de potência total, se possível, obviamente gostaria de usar apenas com duas hydras por questão de economia, as luminárias estão a 20 CM da flor da água. Você acha possível manter alguns SPS com essa configuração? Como coloquei rocha sobre rocha, então no topo das rochas mais altas imagino que o PAR deva ser algo na faixa de 400 a 500 (se muito). nos topos quero SPS mais exigentes e na meia altura quero alguns SPS menos exigentes e outros corais que eu consiga manter com os SPS. Já encomendei o ATS e farei um refúgio, começarei com o balling e futuramente quero migrar para reator de ca/mg. O que você diz sobre o projeto, onde posso melhorar, se conseguirei manter SPS assim, obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s