Nano Reef

Nano Reef para SPS – Objetivos

Este foi meu primeiro nano reef , foi feito especialmente para manter SPS, apesar de ter mantido alguns LPS , moles e uma anêmona enquanto so SPS eram pequenas mudas. Sua montagem foi feita em agosto de 2008.

Esse nano me deu bastante trabalho, não foi fácil chegar nas cores que eu desejava nos meus SPS. Fiz muitos testes e posso dizer que essa nano foi uma escola. Aprendi bastante com ele.  Nele cheguei a dosar vodka, ferro, iodo e até mesmo nitrato. Também usei aminoácidos e outros alimentos líquidos para corais.

O layout foi algo bem diferente do comum. Optei por fazer um plato de cimento, para poder otimizar o espaço e colocar o máximo de mudas de SPS. Obviamente não era um layout lindo, mas era funcional para o meu objetivo.

A grande mudança na coloração dos corais, veio com a mudança na iluminação. Troquei a HQI de 250W e mais quatro T5 de 24W em refletores e reatores nacionais por seis T5 de 24W em uma calha da ATI . O resultado veio em algumas semanas e fiquei maravilhado com a calha da ATI e as T5.

Uma das lições que aprendi nesse nano é que se você faz o básico bem feito, não é necessário dosar uma enorme quantidade de suplementos para obter um resultado muito bom.

Em aquarismo, a lição que fica é que menos é mais.

Setup

– Tamanho : 65 x 55 x 45

– Sump : 40 x 45 x 30

– Skimmer : vários skimmer foram usados nesse nano, ( skimmer do Frederico, do Basso e por último um Deltec AP 701 )

– Iluminação : Inicialmente uma HQI de 250W e 4x T5 , posteriormente uma calha ATI com 6 x 24W , sendo 2 blue plus, 3 aquablue special e 1 purple

– Circulação : inicialmente duas Maji Jet 1200, posteriormente uma MP 40  usando como recalque uma better 2000

– Queda de água com overflow estilo caixinha no canto, com a água subindo e descendo pela mesma

Fotos

 

    A Última Foto antes do Desmonte

 

Anúncios