A importância das trocas de água

Um assunto que sempre aparece é qual a quantidade de água que eu devo trocar. Além da quantitade, qual o período ? Diário, semanal, mensal, anual ?

Eu acredito piamente que para se manter um aquário com sucesso no longo prazo as trocas de água ( TPA ) são fundamentais.  Além de colocar uma água nova com elementos traços , nível de ca , ra e mg balanceado e uma água nova livre de fosfato e nitrato, você está diluindo tudo que é indesejável na água velha.

Acho que todo mundo já passou por um momento na vida em que o aquário fica em segundo plano, e a queda de qualidade da água é notável , assim como a saúde dos corais. Pelas minhas observações, quando você faz uma boa TPA, a mudança no aquário é visível. Água mais cristalina, corais inflados, pólidos extendidos, maior brilho e etc.

A TPA deve ser feita de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Você pode trocar 20 / 50 % mensalmente, ou trocar 10 / 20 % por semana, ou até 1 / 2% diariamente.

Atualmente eu optei por uma troca maior mensal, algo por volta de 35% mensal, assim gasto apenas um dia no mês para fazer minha TPA.

Regra importante, use sal de boa qualidade para suas TPA e água de RO+DI. Para aquários pequenos em dias frios cuidado com a temperatura, pois a água de TPA pode estar realmente muito fria e dar um choque de temperatura no aquário

abs

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Marinho Geral

Os comentários estão desativados.