Fiz uma busca no google e achei alguns aquários e escolhi um bem feio para servir de exemplo, e queria mostrar que a falta de planejamento impacta diretamente no resultado.
O aquário abaixo tem algumas falhas graves. A circulação é extremamente deficiente, o modo como o layout foi feito atrapalha uma circulação eficiente. O paredão de pedras é o melhor modo de ter um acúmulo enorme de sujeira / ração / fezes dos peixes entre as rochas vivas.
Eu aposto que o dia que esse aquário for desmontando, o cheiro de ovo podre poderá ser sentido umas 3 quadras. Vejam que até no DSB na parte frontal existem cianos.
Outro erro grave é grudar os corais e pedras perto do vidros laterais e trasseiros. Isso impossibilita a limpeza dos vidros, e com o passar do tempo os corais podem crescer sobre o vidro, dando um apecto estético bem feio.
Não tenho a foto do sump deste aquário, mas posso apostar que o sump deve ser sujo e com péssimos equipamentos. A qualidade da água desse aquário e a iluminação com certeza é péssima, basta olhar para a coloração dos corais. Os SPS nem marrons estão, estão praticamente pretos.
Portanto, verifique as regrinhas básicas para se montar um bom aquário de SPS :
– Layout que proporcione uma circulação eficiente por todo o aquário
– Evite colocar pedras e corais pertos dos vidros
– Tenha um skimmer bem dimensionado e uma iluminação que proporcione um PAR >= 300
– Use um shark bag na descida, ajuda a retirar material particulado maior, deixando a água mais limpa
Não fazendo o básico, você corre o risco de ter um aquário como o da foto abaixo : marron , feio e com a água turva