Aquários Marinhos sem substrato e sem Rochas Vivas

Creio que essa será a nova tendência do aquarismo. Aquário sem substrato já era algo comum, mas um aquário sem substrato , sem rochas vivas, sem refúgio e sem caixas de areia no sump é algo mais raro de se ver.

Meu aquário atual foi montado assim, placa de acrílico branca no fundo e todas as rochas artificiais. A pergunta que fica é, aonde ocorrerá o processamento de amônia, nitrito e nitrato no sistema ?

No meu caso, estou usando 3L de siporax, sendo que 2L já vieram maturados do meu reef anterior. Por enquanto todos os parâmetros estão zerados, mesmo com todos os corais e peixes. Após uns 10 dias apareceu um pouco de nitrito, na ordem de 0,25 ppm, mas em 5 dias zerou e assim continua.

Além disso, filmes de bactérias aderem em qualquer lugar, nos vidros, encanamento, pedras de plástico  e etc.

Creio que essa é a receita para o aquário durar muito, muito tempo.  Diria que seria um aquário eterno se bem cuidado e com manutenção adequada. Não existe acúmulo de sujeira, não existe pedra ou substrato para blindar o fosfato , a água  fica extremamente limpa e cristalina.  Obviamente, para adotar um sistema desse tipo, é necessário muita circulação, skimmer forte e iluminação adequada.

E como último comentário, é ecologicamente correto, pois não necessita da retirada de areia e rochas vivas do mar.

Abs

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Os comentários estão desativados.