Qual o melhor substrato ?

Uma pergunta bastante comum é qual substrato  usar para a montagem de um aquário marinho. Existe um melhor ?

Sinceramente, não.  O substrato é apenas uma etapa do planejamento de um aquário. Ao longos de 10 anos já vi bons aquários  com areia de praia, halimeda, samoa pink, aragonita , calcita, areia de piscina e outros substratos calcáreos. Apesar disso, alguns tem mais vantagens em relação a outros.

Também vale reforçar que nenhum substrato é responsável por manter cálcio e reserva alcalina  em um aquário, então se alguém disser que o substrato X não serve porque não tem efeito tampão, simplesmente olhe de lado e solte um risada sarcástica.

O que usar afinal ?

Eu gosto dos substratos atuais da carib sea ou samoa pink. Usaria o mais fino. Quanto mais fino, menor a chance de penetrar sujeira. Pra quem não liga para uma cor ligeiramente mais bege, a areia de praia do guarujá é ótima, é fina e não levanta com facilidade.

O que não usar ?

Já usei, e jamais usaria novamente, Halimeda. No meu ponto de vista é o pior substrato , com o tempo vai soltando um pó fino, e ganha disparado no quesito decantação de sujeira entre os seus grãos. Podemos chamar literalmente de esgoto ao céu aberto com o passar do tempo.

Mas que altura de substrato usar ? Bom, esse assunto fica para outro post

Abraços

Anúncios

Comentários desativados em Qual o melhor substrato ?

Arquivado em Marinho Geral

Os comentários estão desativados.