Rochas Vivas e Ciclagem

Algumas recomendações anter de iniciar a montagem do seu aquário.  Rochas vivas, ao contrário do que se pensa, ela é um dos motivos de uma grande quantidade de problemas que um aquário pode ter.  Algumas vem com muita sujeira, outras com vários animais mortos dentro de seus poros e cavidades.

Minha recomendação, clore todas as rochas, depois deixe secar no sol e coloque em um balde com vinagre ou ácido muriático. Após o banho que pode ser de 24 horas, deixe secar no sol e coloque as rochas em um balde com água salgada   para ciclar. Após uma semana, troque toda a água do balde e coloque novamente água nova e deixe batendo por mais 30 dias.

Seguindo o procedimento acima , a montagem do novo aquário tem uma chance muito maior de sucesso, pois você está introduzindo no aquário pedras limpas, sem material morto e em decomposição, e a ciclagem do seu aquário até atingir níveis ideais de amônia, nitrito e nitrato será mais segura e rápida.

Não recomendo pegar alguma rocha pequena maturada do aquário do amigo ou de alguma loja, pois uma pequena pedra pode ser fonte de planárias, algas, aiptásias, red bugs e aefw.  Tome muito cuidado com tudo que você introduz no seu aquário. A maior fonte de pragas vem de fatores externos, como um pedra, uma muda de coral ou a água da bateria de uma loja.

Portanto, se optar por comprar ou pegar rochas vivas e introduzi-las diretamente no aquário para início de montagem, tenha muito certeza da sua origem e qualidade. Independente da origem, minha recomendação é sempre a do  texto acima, banho e ciclagem antes de introduzir no aquário.

Abraços

Anúncios

Comentários desativados em Rochas Vivas e Ciclagem

Arquivado em Marinho Geral

Os comentários estão desativados.